Dezembro chegou e aos poucos o veraneio vai tomando forma. Aproveitar os dias de sol, caminhadas na areia, a paz e a tranquilidade de quem está de férias. Você está pensando em construir uma casa na praia para desfrutar de uma maior qualidade de vida? Criar um lar próximo do mar é sonho para muitos, mas você já pensou nos detalhes?

Tudo, desde a localização até os materiais, deve ser planejado para se ajustar facilmente ao seu estilo de vida e as condições ambientais. Por isso, selecionamos o que é importante pensar no momento que você está construindo a sua casa na praia. Fique atento às nossas dicas.

Localização

O local onde será construída a casa é fundamental em qualquer situação, mas quando se trata de uma casa de praia isso é ainda mais importante. Será preciso considerar fatores como a proximidade com a água e também tendências de erosão para que você possa selecionar um lugar seguro para construir seu lar.

Proteção do tempo

É preciso entender que as áreas litorâneas podem ser submetidas a um clima que varia muito desde as altas temperaturas até tempestades. Considere precauções, como verificar a distância correta entre a sua casa e a linha costeira (isso se sua casa for próxima a orla), aberturas que deem segurança em casos de tempestades. Telhados e estrutura da casa também precisam ser planejadas,

Aproveite as áreas externas

O melhor de estar instalado próximo ao mar é a interação com a paisagem, por isso quando planejar sua casa na praia use e abuse das áreas externas como uma extensão da parte interna. Varandas, decks, espaços para fazer um churrasco, jardins, etc. São muitas as opções que transformam o ambiente espaço de convivência.

Deixe a brisa do mar entrar na sua casa

Um dos melhores motivos para viver praia é aquela brisa perfumada e refrescante do mar, não é mesmo? Certifique-se de que sua casa seja planejada para permitir que a luz e o ar passem livremente pelos seus espaços. Você pode melhorar a ventilação adicionando uma portas e janelas maiores, assim você terá uma brisa agradável com boa circulação de ar.

Estude seu bairro

Falando em vento, é necessário pensar nos materiais que vão constituir a área externa da construção. Com o tempo, a brisa do mar pode causar erosão em materiais como telhas de porcelana, tinta acrílica, esquadrias de ferro, que podem ser menos resistentes a esse tipo de clima. Por isso, verifique se tintas, telhado e outras partes de acabamento que você utilizará vão ter maior resistência a essa característica.

Pense nos detalhes

Uma casa na praia tem detalhes que construções em outras localidades não possuem. Você já pensou na importância de escolher um piso que não acumule areia? Local onde será instalado o chuveiro externo? São essas pequenas escolhas que irão fazer diferença na sua sensação de conforto quando sua casa estiver pronta.

Outra detalhe que merece atenção são os móveis: se você quer uma casa onde as pessoas possam circular livremente entre a praia e sua área interna, precisará levar em consideração móveis que tenham coberturas laváveis, por exemplo.

Construir uma casa na praia pode ser a realização do seu sonho! Por isso, não deixe de pensar com carinho em cada detalhe desse plano. Lembre-se que sua casa de praia será única porque você colocou sua personalidade nela, então não tenha medo de experimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *