Quando uma casa começa a ser idealizada? Provavelmente você vem pensando em todos os aspectos da sua por algum tempo. Apesar de ser um sonho importante, muitas pessoas acreditam que fazer um projeto arquitetônico antes de construir a casa não é necessário. Porém, algo tão especial como um lar, precisa ser pensado com cuidado devido, para que esse espaço tenha o mesmo tamanho dos seus sonhos.

Um projeto feito por um profissional abarca diferentes aspectos, que muitas pessoas leigas podem não considerar quando decidem fazer essa etapa da obra sem qualquer orientação. O planejamento de uma casa não é composto apenas de uma planta baixa, é preciso levar em consideração a melhor forma de aproveitar cada espaço do terreno, luz solar, ventilação, acessibilidade e entre outros itens.

Pensando nisso, listamos três motivos pelos quais é fundamental fazer um projeto. Veja:

Porque sua casa vai ser exclusiva

Diferente de espaço já previamente planejados, um projeto feito por um arquiteto irá levar em consideração sua rotina, seus gostos, características pessoais e fazer da sua casa uma representação de quem você é. Construir um plano que será exclusivo, depende de uma sensibilidade e visão que são próprias de quem estudou detalhadamente diferentes estilos arquitetônicos.

Além de trazer aspectos da sua personalidade, o arquiteto irá idealizar um projeto que será esteticamente agradável, bonito e ao mesmo tempo funcional. Afinal de contas, morar em um lugar que agrada aos olhos e deixa a sua rotina mais simples é tudo que você quer!

Porque vai ter mais qualidade de vida

Já falamos sobre como alguns aspectos de uma casa podem interferir na sua qualidade de vida. Quando um projeto arquitetônico é bem definido, buscando dar a residência um melhor aproveitamento de luz natural, conforto térmico e sonoro, a possibilidade de viver com mais alegria é enorme.

Pense no terreno que foi escolhido para construção do seu lar. Ele tem características próprias que precisam ser respeitadas e observadas para construção de um espaço harmônico. Um arquiteto qualificado irá levar em consideração os aspectos naturais do terreno e do seu entorno para transformar a sua casa em um lugar agradável e feliz.

Porque você vai economizar

Pode parecer inusitado, mas é verdade. Fazer o projeto arquitetônico da sua casa vai tornar todo o processo mais econômico. Por que? Quando existe um planejamento você está evitando desperdício de material e mão-de-obra. Não pensar um projeto como um todo pode gerar um custo muito maior que um obra que foi detalhada no papel. Se você já fez uma reforma sabe, sempre existe um gasto que não foi calculado logo no começo. Com um projeto pronto a possibilidade de que isso aconteça é muito menor.

Um projeto bem elaborado por um profissional capacitado leva em consideração todas as necessidade de material de construção, fiação elétrica e parte hidráulica. Claro, no processo de construção pode acontecer imprevistos, porém quando é elaborado um projeto o risco de dificuldades diminuiu, gerando economia.

Você já começou a planejar a sua casa? Considera que um projeto é importante na realização desse sonho? Conte para gente nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *