Uma casa fala. Cada objeto tem algo a dizer sobre a sua história e sobre quem você é, por isso, pense bem o que em cada detalhe que pretende colocar em seu lar! Afinal de contas, quando abrir a porta é preciso encontrar um espaço com o qual se identifique e se sinta confortável. Para começar a refletir sobre que tipo de lar você quer, comece com essa pergunta: que estilo de decoração combina mais comigo?

Você é mais arrojado ou minimalista? Prefere cores claras ou paletas de outros tons? Existe um tipo diferente de decoração para cada personalidade. Só é necessário encontrar a que vai se ajustar perfeitamente a você. Pensando nisso, vamos falar sobre três estilos de decoração que podem deixar a sua casa ainda mais charmosa e cheia de vida.

1 – Industrial – seja cosmopolita

Entre os estilos mais populares do momento, o industrial mostra que elegância e elementos mais rústicos podem conviver no mesmo espaço harmoniosamente. A tendência surgiu nos nos 1970, em Nova York, quando antigas fábricas foram transformadas em lar por artistas de todos os tipos. A criatividade dos moradores incorporou os elementos das indústrias e criou algo único.

Essa forma de organização de ambientes privilegia materiais rústicos que contrastam com objetos do design contemporâneo. Encanamentos aparentes, chão de cimento queimado, paredes sem reboco, objetos decorativos que primam por um design mais arrojado são algumas das características de casas que têm o estilo industrial como foco.

A oportunidade que essa forma de decoração oferece é a combinação do rústico, quase cru, com a elegância e o refinamento.

2 – Boho – um toque de exotismo na sua casa

 

Se você gosta de cores, texturas e liberdade, vai se identificar com o estilo Boho. Muitos falam que esse tipo decoração combina com viajantes e artistas pois tem um toque de exotismo e ecletismo. Boho se assemelha a palavra Bohemian, de onde o termo foi extraído, que significa cigano. Imagine uma tenda com suas almofadas, cortinas, objetos artesanais: essa é exatamente a sensação que o Boho quer transmitir.

Se você gosta de estrutura e ordem, definitivamente esse não é o seu estilo. Mas se a sua ideia é encher a casa de referências, lembranças e objetos queridos pode ter certeza que o Boho vai fazer todas as suas memórias brilharem.

3 – Minimalista – escolha apenas o essencial

O minimalismo não é só um tipo de decoração, mas também um estilo que passa por diferentes áreas da vida. Normalmente, pessoas minimalistas vão optar por organizar o lar de um jeito mais simples, com menos objetos, privilegiando as características naturais do espaço, como por exemplo, a iluminação natural. Aqui você irá reduzir seus objetos e mobiliário ao que for essencial fazendo com que cada escolha de decoração tenha um impacto bem maior no ambiente.

Longe de ser chato, este estilo é ousado, funcional e altamente memorável. Aqui as escolhas são muito importantes, por isso, quem decide ser minimalista precisa focar em alguns pontos fundamentais: usar uma paleta de cores restrita, abusar da luz natural, usar móveis e espaços vazios de forma a destacar o que é importante, usar de maneira inteligente texturas e, por último, destralhar a casa e editar cada elemento.

Qual desses estilos você acredita que combina com você? Conte para gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *