A luz é um dos ingredientes fundamentais do nosso dia a dia. Sem ela não existiria vida na terra! Não ter contato com o calor da luz do sol pode causar danos para nossa saúde como um todo, por isso, é preciso planejar uma casa que nos deixe mais felizes e saudáveis. Quando o assunto é projetar um lar, iluminação é um dos itens essenciais, pois é com ele que damos tom e temperatura aos ambientes.

A iluminação pode ser usada para chamar a atenção dos atributos positivos da sua casa e para diminuir os negativos. Portanto, pensar nisso desde a construção é fundamental, mas se sua casa já está pronta e você precisa de ajuda para deixar um ambiente com mais luminosidade, fizemos uma seleção que vai apontar alguns caminhos que vão fazer com que sua casa fique mais brilhante.

Veja as nossas 4 dicas de como deixar a casa mais iluminada:

1 – Luz natural é a melhor escolha

Existem diversas opções de iluminação à disposição no mercado, porém nada substitui o sol entrando pelas janelas. Ter uma casa iluminada traz benefícios à saúde e economiza energia elétrica. Busque aproveitar ao máximo a entrada luz, projetando uma casa que privilegie esse elemento. Por isso, conhecer a posição solar do seu terreno ou apartamento onde você mora é fundamental. Dê preferência para janelas maiores e mantenha suas cortinas abertas.

2 – Use cores com sabedoria

Cores claras ajudam a iluminar o ambiente, mas não são a única opção. Muitas vezes a combinação entre tons claros com mais escuros pode ser mais eficaz do uma casa com todas as paredes brancas. É possível usar combinações de papel de parede com cores e elementos mais claros, que podem estar nos objetos que compõe o ambiente como vasos, almofadas, etc.

Além da escolha de cores, é preciso tomar cuidado com o tipo de tinta será utilizado para pintar  as paredes. Um produto com o acabamento mate, por exemplo, pode tornar o ambiente mais elegante refletindo a luz de maneira mais adequada que outro com efeito de brilho.

3 – Acessórios que iluminam

Em locais onde a luz não chega são necessários pequenos truques. O uso de espelhos de forma inteligente pode dar vida a espaços mais escuros. É necessário posicioná-lo em um local onde possa refletir a luz, natural ou artificial. É possível brincar com tamanhos e formatos, mas sempre tomando cuidado para que estejam bem dispostos.

Outro objeto para o qual é preciso voltar a atenção são as cortinas. A parceria entre elas e a luz natural pode tornar seu lar ainda mais aconchegante, portanto, busque opções que ressaltam esse elemento. Cortinas claras e leves serão sempre uma boa opção, enquanto persianas podem lhe dar mais controle sobre a quantidade de luz que o ambiente terá.

4 – Iluminação artificial como sua aliada

Quando o sol não pode ser sua principal fonte de luz,  é preciso escolher os tipos diferentes de iluminação artificial que o seu ambiente terá. Claro, cada ambiente pede um tipo diferente de lâmpada e suporte. Locais de descanso pendem luzes mais quentes e indiretas, enquanto a cozinha, áreas externas necessitam de luzes mais frias e deixem todos os detalhes visíveis. Existem também lâmpadas, luminárias que simulam a luz do sol que modificam a intensidade ao longo do dia. Elas são bem interessantes para ambientes fechados sem iluminação natural. Analise cada ambiente e verifique o tipo de atmosfera deseja criar. A partir disso faça a escolha do tipo de iluminação e suportes que você deseja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *