Se você está planejando o seu lar, já deve ter olhado milhares de imagens, feito pesquisas na internet. Em cada uma delas conseguiu identificar que tipo de pessoa era o dono, não é? Uma casa com personalidade, que conta uma história, tem beleza, mesmo que nem tudo esteja exatamente no lugar certo.

Em ambientes assim, os detalhes são essenciais. Por isso, para criar a atmosfera desejada é preciso tempo e cuidado. Estudiosos dizem que é possível saber muito da personalidade de alguém a partir de como foi organizada a casa. O cuidado com que organiza uma estante, objetos que coleciona, fotografias, tudo isso diz muito sobre você.

Mas afinal, o que faz uma casa ter personalidade? Vamos dar algumas dicas que, combinadas com seus toques pessoais, vão mudar o seu olhar para decoração.

Mostre suas paixões e hobbies na decoração

Temos uma rotina intensa e agitada. O trabalho e a família podem demandar muito tempo, por isso, quando estiver em casa esteja rodeado por tudo aquilo que lhe faz sentir bem. Além das atividades profissionais, você tem um hobbie? Mostre isso! Crie um espaço especial em um dos cômodos ou, se tiver espaço suficiente, uma ambiente específico.

Se você gosta de pescar, por exemplo, pode exibir as fotos de suas pescarias, varas, anzóis especiais em uma parede da sua sala. Adora jogar videogame? Tenha um aparador exclusivo para os seus jogos. As opções são infinitas, basta saber o que lhe traz felicidade.

Uma casa com personalidade tem memória

É reconfortante que lembrar de bons momentos. Se você adora fotografias, essa é a maneira perfeita de trazer para o seu lar toda a personalidade que ele precisa. Lembranças de viagens, fotos do casamento, família. Tudo isso organizado e disposto de maneira a combinar com o resto da sua decoração transforma qualquer ambiente frio em um espaço de conforto.

Claro, as memórias não abastecidas apenas de fotos. Você também pode ter objetos, móveis, quadros, esculturas, etc. É importante que todos tenham espaço e possam combinar de maneira harmônica com os outros itens que escolhidos para aquele ambiente. Por isso, busque definir o que não pode faltar na sua casa e a partir daí planeje o resto.

Misture os estilos que você gosta

Já falamos sobre diferentes estilos em outro post aqui no blog. É importante entender que estilo combina mais com você, mas nada impede que você combine dois ou mais estilos na sua casa. Claro, tome cuidado com os exageros, busque editar as suas escolhas, mas aproveite e coloque na sua casa o que mais gosta.

Ilumine os ambientes de acordo com o clima que deseja transmitir

Luz é um dos itens principais de qualquer decoração. Por isso, se você quer uma casa com personalidade, procure dar uma atenção especial não só a luz natural, mas as lâmpadas e luminárias que irá instalar. Luzes frias são ideais para ambientes com cozinha, lavabo, área de serviço, já as quentes podem estar nos quartos e sala. Lustres e luminárias podem dar ainda mais individualidade.

Você já pensou em contratar um profissional para lhe ajudar com a decoração da sua casa? Conheça o nosso projeto de consultoria, Meu Lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *